Saturday, May 03, 2008


Ruiter pede apoio do presidente Lula ao acordo transfronteiriço - 03/05/08
Durante a celebração do acordo entre os municípios pantaneiros situados na fronteira Brasil-Bolívia, ontem (2), o prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira, assinou uma carta endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, onde manifesta o espírito da integralização que envolve a região e reitera o apoio do governo brasileiro para sua efetivação.
No documento, entregue ao Subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República, Alexandre Padilha, o prefeito ressalta que a união simbolizada na carta dos municípios pantaneiros “reforça o compromisso da política externa brasileira” e dará suporte para futuros acordos, tratados e outros atos junto ao governo central.
“Na mesma proporção das diferenças e desafios que estão por vir – diz Ruiter -, grande é o sonho de desenvolvimento integrado dos povos de nossa região e, para sua efetivação, urge o enfrentamento das questões comuns que circundam a realidade das cidades bolivianas de Puerto Quijarro e Puerto Suarez e do nosso município”.
A carta ao presidente da República ressalta que, não obstante o marco geográfico da fronteira que divide estas cidades, “as relações entre elas, historicamente, ultrapassam os seus limites e, por muitas razões, mostram-se bastante intensas, principalmente pela proximidade em que se encontram, pelo comércio, importação/exportação, navegação (Bacia do Rio Paraguai), turismo (Pantanal), gasoduto etc”.
Apoio governamental
Ruiter relata a Lula a importância do Festival América do Sul, que abre espaço para expressão cultural e históricos dos povos latinos, e cita que a união das cidades pantaneiras possibilita identificar a realidade das dificuldades que emperram a engrenagem do desenvolvimento na fronteira. E, por esta razão, se tornam importantes interlocutores com o governo central das demandas de caráter transnacional.
“Assim – completa o prefeito corumbaense -, como fazem as cidades bolivianas supramencionadas junto às autoridades de governo de seu país, as quais já demonstraram total apoio à consecução desses objetivos, leva-se ao conhecimento de Vossa Excelência os esforços empreendidos, certos de que o governo brasileiro em muito poderá contribuir a integração e desenvolvimento dos municípios pantaneiros da fronteira Brasil-Bolívia”.

No comments: